terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O essencial das Cinquenta Sombras de Grey


Ultimamente muito se tem falado no romance erótico de E.L.James baptizado com o nome de "As Cinquenta Sombras de Grey", principalmente com a recente estreia do filme no simbólico dia dos namorados (parabéns ao departamento de marketing). Segundo a Agência Lusa, os pedidos de informação acerca do tão aguardado evento foram de tal magnitude que a NOS Lusomundo foi obrigada a tomar medidas inéditas em Portugal com a disponibilização dos bilhetes dois meses antes da estreia do filme! Bilhetes esses que, em consonância com as expectativas, esgotaram rapidamente muito antes do dia marcado.

E foi assim que milhares de casais, alguns movidos pela curiosidade, outros empurrados pela popularidade do fenómeno literário, outros ainda ávidos de fantasia e erotismo, afluíram em massa ás salas de cinema na mágica noite de São Valentim. Nem a fraca pontuação dos críticos de cinema, refira-se que o IMDB não foi além de uns míseros 4.1, dissuadiu toda esta gente de marcar presença na tão badalada estreia.

Claro que tanto sucesso teria que deixar muita gente incomodada, e como todos sabemos, gente incomodada faz correr muita tinta! Isso, aliado ao tema já por si polémico e controverso, deu origem a um mar de opiniões e críticas divergentes. Alguns jornais publicaram textos exaltados e atulhados de palavras como perigo, machismo e violência, outros, recorrendo a palavras mais leves, limitaram-se a assinalar as diferenças entre o livro e o filme, entre a expectativa e a realidade, e houve ainda aqueles que recorrendo a especialistas, se concentraram no tema da dominação, do BDSM, no perfil psicológico dos praticantes e do seu impacto na sociedade.

Quero desde já tranquilizar os nossos leitores informando que aqui na Ousadias não pactuamos com este tipo de conteúdo gasto e saturado. Por isso não vamos opinar, criticar nem tão pouco desenvolver os conceitos sobre a natureza e os estilos de vida que serviram de base à peculiar história de Christian e Anastasia. O que vamos fazer é simplesmente apanhar boleia nesta afamada obra literária e aumentar as vendas dos nossos produtos associados a bondage e dominação.

Dito isto vamos focar-nos em alguns factos concretos para no fim concluir com um resumo claro e esclarecedor acerca da verdadeira essência desta história.

100 Milhões é o número de cópias do livro vendidas em todo o mundo. O livro traduzido em mais de 50 idiomas vendeu 3 milhões de cópias só no primeiro mês. Em portugal já vendeu 400.000 mil cópias dos três capítulos.

353 Milhões de euros é quanto o filme já rendeu no cinema. Em Portugal 1.2 milhões de euros só na primeira semana.

113 Milhões é o número de visualizações do trailer oficial e apresentações comerciais do filme no Youtube.

329 Milhões é o número de visualizações de conteúdo relacionado com o filme no Youtube.

Tudo o que está ligado ás Cinquenta Sombras de Grey rasa o exagero e é medido numa escala de milhões. Tendo como pano de fundo esta realidade, a pergunta que deveria ecoar clara ou discretamente, pela nossa cabeça seria... o que tem este livro que cativa todos estes seguidores ? O que existe nele que desperta tanto interesse e curiosidade ? A verdade é que por mais críticas que haja sobre a qualidade e excentricidade da obra, do filme, das ligações inerentes à violência doméstica contra as mulheres, do retrato de um mundo machista, controlador e manipulador, há algo nesta história que ofusca todas estas ramificações negativas e estimula as pessoas a procurar efusivamente tudo o que lhe está ligado.

Independentemente das preferências de cada um, do seu perfil psicológico e orientação sexual todos temos algo em comum; a necessidade de experimentar coisas novas, de sair da rotina, pisar terreno desconhecido, ultrapassar limites e descobrir novas sensações. Todos procuramos novas primeiras vezes, mas não é fácil pisar a linha do socialmente correcto e aceite. Existem regras morais, éticas e sociais que condicionam as nossas fantasias e moldam o nosso comportamento.

Ainda recordo os inquéritos, as entrevistas e as reportagens de rua, transmitidos após o reconhecimento mundial do êxito do livro junto do publico feminino, em que quase ninguém o admitia ter lido.  Todos nos perguntávamos, mas afinal para onde foram os milhões de exemplares que desapareceram misteriosamente das livrarias ?! (trilha sonora de suspense)

Com o tempo, As Cinquenta Sombras de Grey transformaram-se numa moda, e as modas têm a capacidade de derrubar medos e tabus. Quando fazemos parte da maioria está tudo bem! E assim o ousado conto erótico disfarçado de romance ganhou uma nova dimensão carregada de drama, paixão e humor. Claro que não foi o drama, a paixão e o humor que fizeram o filme ultrapassar o Avatar, até então o mais lucrativo de sempre, logo na primeira semana. O que motivou a extraordinária afluência ás salas de cinema, foi o seu lado mais negro, ou seja, a matéria prima das melhores e mais excitantes fantasias. O ser humano tem um fascinio natural por tudo o que lhe possa despertar a libido e os sentidos. Procura, quase que compulsivamente, experiências intensas, originais e, claro,  proibidas. Como diz o ditado "o fruto proibido é o mais apetecido"...

Nós na Ousadias levamos as suas fantasias muito a sério. Temos a preocupação constante de oferecer tudo o que precisa para dar largas à sua imaginação. Faça a sua própria história e embarque numa aventura escaldante à descoberta de novos territórios! Só não esqueça de deixar as regras fora do quarto... ou da sala... ou do carro!

Temos várias versões dos brinquedos usados nas 50 Sombras de Grey, e temos outros que embora tenham ficado fora da história, podem proporcionar experiências únicas e excitantes. Saiba mais no link em baixo:
https://www.ousadias.pt/info/listas.php?id=3